BIO

Surpresa e admiração tomam conta da plateia que assiste ao multi-instrumentista Marcelo Jiran Xavier navegar entre teclas, cordas, sopros e percussões, literalmente dezenas de instrumentos musicais. Compositor, orquestrador, arranjador, regente, produtor, engenheiro de áudio, luthier, escritor... é dedicado funcionário da arte.

Tem como parceiro mais antigo o Piano, que o acompanha desde os 3 anos de idade. Em mais de 24 anos de carreira (e 34 de música) tocou com inúmeros artistas em eventos de todas as espécies. Esta longa jornada o permitiu compor centenas de músicas. Foi nomeado ao Grammy Latino 2020 com o álbum “Festejo” na categoria “Melhor álbum instrumental”.

No “Quarto Som Studio” desenvolve suas produções, que contam com 5 álbuns próprios e diversos álbuns feitos sob encomenda, bem como orquestrações, arranjos, trilhas para teatro, videoclipes, videoaulas e seletas aulas particulares. Sua relação com equipamentos de gravação vem desde os 14 anos de idade, quando também dirigiu por um breve período as vozes do grupo “Klim” (a cappella).

Formou-se no curso de Extensão em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, também no curso Regência de Bandas pela Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes. Cursou Licenciatura e Bacharelado em Piano na Universidade Estadual de Minas Gerais. Participou da aula aberta “Masterclass de Regência”, ministrada pelo maestro Roberto Tibiriçá. Especializou-se na construção tradicional do Violão espanhol (la Guitarra espanhola) na “Escuela de Guitarreros”, com el maestro Carlos Juan Busquiel.

Sempre se aperfeiçoando, segue suas pesquisas e estudos usando livros como “The study of orchestration” de Samuel Adler, “Home recording studio” de Rod Gervais e “With your own two hands” de Seymour Bernstein, além de fazer análises sistemáticas em obras para orquestra. Também encontra tempo para o estudo prático de seus principais instrumentos: Piano, Bandolim e Saxofone.