Porta-Retratos
CD Instrumental | Independente




História

Este é o meu primeiro disco; ele nasceu de uma forma inesperada: quando fui convidado em 2010 para participar do evento “Festa da Música” (em Belo Horizonte, abrindo o show do maestro Gilson Peranzzetta), pensei que a apresentação seria uma boa oportunidade para lançar um trabalho. Mas o fato é que eu não tinha nada instrumental planejado e o tempo até o show era bem curto – menos de um mês. Então reuni algumas composições que estavam mais estruturadas e alguns temas de outros autores que estavam sob domínio público; no próprio studio criei bases e arranjos espontâneos, aproveitando, nalguns poucos casos, gravações que fiz noutras ocasiões; praticamente toquei todos os instrumentos existentes no disco. Minha irmã me ajudou a cortar (com estilete) as fotos da capa e a contracapa (que era impressa por impressora comum, em papel vergê). O disco foi copiado, e não prensado; 200 cópias! Assim, na “correria”, nasceu o “Porta-retratos”, em tempo de ser lançado na Festa da Música!
Curiosidade: naquela época eu estava gravando temas cantados para construir um CD; um desses temas foi composto em homenagem ao meu pai (João Xavier) e carrega o nome “Porta-retratos”. As gravações para o estimado CD não foram finalizadas, então acabei transferindo a homenagem para o disco instrumental, colocando nele o mesmo nome do tema. O tema em si acabou não fazendo parte do repertório do disco.

Faixas

01- CHORO NA PRAÇA
Marcelo Jiran
02- COM QUE ROUPA?
Noel Rosa
03- SAXOFONÍGOU
Marcelo Jiran
04- ILUSÕES
Marcelo Jiran
05- CHORANDO PRA VER
Marcelo Jiran
06- BREJEIRO
Ernesto Nazareth
07- CHORANDO COM CLASSE
Marcelo Jiran
08- CORDAS MAGOADAS (Para João Xavier)
Marcelo Jiran
09- TENEBROSO
Ernesto Nazareth
10- TERNURA
Marcelo Jiran
11- PRA VER VOCÊ
Marcelo Jiran
12- TUDO OUTRA VEZ
Marcelo Jiran e Paulinho Pedra Azul

Ficha técnica

Arranjos, Piano elétrico, Escaleta, Percussão, Sax Alto, Flauta, Bandolim, Violões de 6 e 7 cordas e Cavaquinho
Marcelo Jiran

Participações especiais (Faixa 4)
Juninho Fiúza – Contrabaixo elétrico
Serginho Silva – Timbatera


Gravação, mixagem e masterização
Quarto Som Studio
Técnico: Marcelo Jiran

Arte gráfica
Marcelo Jiran
Sheila Jiran

Agradecimentos
Deus, minha família, Sheila Jiran, Diego Barcelos, Madeira Casara, Paulinho Pedra Azul, Jonas Cruz, Paulo, Carlos Walter, Serginho Silva, Juninho Fiúza, Silvana de Souza, Vergílio Lima e amigos.

Obra dedicada às minhas “três mães” (Helionora, Olair e Maria da Conceição) e aos meus avós (Diva, Hernandes, Nacy e João). Em memória de meu pai (João) e de meu padrinho (Altair).


Gravado em Maio de 2010.